Você sabe como melhorar o seu posicionamento no Google?
Em 2020, quando uma pessoa tem dúvidas ou procura determinados serviços e produtos recorre imediatamente ao Google. Quem não viveu na década de 1990, ou seja, nasceu nos anos 2000, nem sabe que quando se necessitava de um encanador, por exemplo, procurava-se no famoso – à época – Listão OESP. E quem já folheou aquelas “intermináveis” páginas, sabe que o primeiro número discado, fatalmente, era o que estava no topo da folha.
A lógica com o Google é a mesma. Segundo dados disponibilizados pela própria empresa, os três primeiros links recebem 65% dos cliques, enquanto apenas 10% dos internautas migram para a segunda página da pesquisa. Traduzindo, novamente com o exemplo do encanador: se a sua empresa não aparecer entre os primeiros sites expostos, dificilmente, o cliente vai achá-la no Google e, consequentemente, você terá menos serviços. Como resolver esta situação?
Como qualquer marca, o Google visa o lucro. Então, quanto mais você investir em ferramentas de Search Engine Optimazation (SEO), obviamente, melhor o Google irá posicionar a sua empresa no ranking. Mas também há ações gratuitas que podem melhorar o seu posicionamento e a Prime Mkt Digital mostra algumas a seguir:
Palavras-chaves: vamos supor que você seja o encanador supracitado e que a sua empresa esteja localizada na zona leste de São Paulo. Quando um morador da região tiver problemas no encanamento do imóvel, o que ele vai digitar no Google: “encanador zona leste”. “encanador zl”, “encanador zl preço”, encanador zl telefone” e por aí vai. Tais termos necessitam estar entre as palavras-chaves do seu site. Faça um levantamento com um profissional qualificado para fazer escolhas assertivas.
Título: publicadores como o WordPress exibem, em tempo real, se o título está bom ou não. É necessário ser claro em relação ao assunto abordado para o internauta achar a sua marca com mais facilidade, conciso e ter um tamanho adequado. Atente-se também se algumas das palavras-chaves estão presentes nele.
URL amigável: muitas vezes, o publicador não te oferece, de cara, uma URL que tenha a ver com o assunto. Quem nunca já se deparou com URLs cheias de símbolos e com vários números? Isto prejudica a busca por seu site. Edite a URL, se necessário, e preste atenção nas orientações do publicador para fazer uma URL decente. Até o tamanho dela influencia na pesquisa.
Textos com, no mínimo, 300 palavras: menos do que isso, o Google não vai considerar o texto do seu site ou blog como um conteúdo relevante e colocará a sua marca para baixo no ranking.
Não engane o internauta: se o título do seu texto for “saiba como trocar um sifão”, ensine isso aos seus leitores. Caso contrário, ele vai clicar no link e sair rapidamente, o que também causará problemas à sua empresa perante o Google.
Caso tenha dúvidas e queira mais sugestões ou até mesmo um planejamento para bombar seu site ou blog, entre em contato com a Prime Mkt Digital.