Não importa se 2020 inicia ou encerra uma década. O desafio de angariar mais clientes para a sua empresa, acompanhando as tendências que mudam constantemente, continua árduo. E você sabe como captar mais clientes?
O mercado é competitivo e o consumidor é cada vez mais exigente. Conquistá-lo é uma tarefa hercúlea e define o sucesso ou fracasso de uma marca.
Uma das chaves para um empreendimento se destacar no mercado é a forma como ele se comunica com seu público-alvo. Como referência em comunicação e divulgação corporativa, nós, da Prime Mkt Digital, separamos algumas sugestões para as empresas captarem mais clientes em 2020, seguindo ações que devem orientar o comportamento dos consumidores neste ano.
Às vezes, campanhas simples, sem muitos gastos, mas com relatos verdadeiros e emocionantes, conquistam mais o público do que superproduções com mensagens inócuas.
Os vídeos, por exemplo, continuarão em alta. Segundo uma pesquisa da Comscore, divulgada em julho de 2019, mais de 90 milhões de brasileiros utilizam o YouTube. A plataforma é procurada por quem busca entretenimento – filmes, séries, talkshows e, obviamente, músicas -, mas, também, é uma fonte de aprendizagem.
Vamos supor que a sua marca produza arroz. Não há melhor maneira de virar uma referência do que ensinar aos internautas como preparar o alimento. Um conteúdo audiovisual bem feito e didático, com certeza, fará com que a sua empresa seja vista por um número maior de pessoas, caso a estratégia fosse simplesmente divulgar uma mensagem vazia, como: “compre o arroz x porque ele é o melhor”. Este tipo de abordagem não convence mais.
Dentro desta ideia de produzir vídeos, como já destacamos anteriormente, oferecer um conteúdo relevante ao cliente precisa ser o principal objetivo da marca. “Por que alguém vai parar alguns minutos para ver o que a minha empresa tem a dizer?”, deve ser a pergunta feita pelos responsáveis pela produção. Claramente, aspectos técnicos como iluminação, imagem, efeitos, edição e áudio também são fundamentais para a boa aceitação do material.
Interagir com seu público e inserí-lo, de alguma forma, no dia a dia da sua empresa, dando protagonismo ao cliente, também é uma tática interessante e bastante usada por grandes marcas. Coca-Cola, Nestlé, entre outras, usam histórias de consumidores para mostrar o valor de seus produtos. Às vezes, campanhas simples, sem muitos gastos, mas com relatos verdadeiros e emocionantes, conquistam mais o público do que superproduções com mensagens inócuas.
Ainda no mundo digital, outras redes sociais -Facebook e Instagram, principalmente -, continuam no gosto do brasileiro. Não é à toa que o nosso país é o que mais explora estas plataformas na América Latina: cerca de 88% da população do Brasil estão inseridos em alguma destas e outras redes. Divulgar-se nestes locais é uma obrigação do empresário, seja lá qual for o tamanho do seu negócio.
Com a correria do cotidiano, que muitas vezes impossibilita a pessoa de ver imagens, ainda há a alternativa dos podcasts. Eles ganham cada vez mais espaço e 40% dos brasileiros já ouviram podcast pelo menos uma vez na vida. Prático, educativo e, muitas vezes, descontraído, um programa neste formato atrai cada vez mais gente e pode alavancar a divulgação da sua empresa de uma maneira barata e objetiva.
Após mostrarmos alguns caminhos para atrair consumidores, quaisquer que sejam escolhidos, conte com o trabalho da Prime Mkt Digital para captar mais clientes objetivos em 2020!